sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Fora de Burns - Entrevista com Gisele Galindo


Hoje eu tô aqui para apresentar uma autora super querida para mim, Gisele Galindo, autora da série Destino Íntimo.
Para quem não conhece, o primeiro livro da série, Uma Jornada ao Pulsar de Um Estranho, vai ser lançado agora em novembro pela Editora Literata.
Aqui vai a sinopse:

O que fazer quando o mundo acaba? Esta é a questão que permeia na mente das duvidosas vidas dos sobreviventes de uma catástrofe na Terra. Destino Íntimo traz em seu enredo as consequências físicas e psicológicas das pessoas que, de repente, se veem sozinhas, com mudanças em seu DNA e em um cenário de total destruição e morte, mas com estranhas curiosidades. 

Elas terão que aprender que tudo um dia termina, como também recomeça; a assumir desejos, anseios e capacidades; e a controlar seus instintos. O invisível é real. Ninguém é totalmente confiável. O mais forte nem sempre domina o mais fraco. Num segundo você está aqui e no outro... nem você mesmo saberá. 

Perigo, amor, paixão, audácia, aventura, luxúria, habilidades extrahumanas e loucura são chaves para esse novo romance da literatura fantástica. 

Você acredita em destino? Na linha do tempo? E na sua vida? 

Uma obra instigante, que mescla ingredientes como romance e poesia, com cenas fortes e de impacto. Assim que o leitor começa a ler as primeiras páginas, dificilmente ficará tranquilo até que continue a leitura. De fácil compreensão, mas sem perder a complexidade necessária para que a mente viaje na história. Extremamente contemporânea, aborda temas que prendem a atenção. Trata-se de um livro que fará total diferença na estante.

Para quem ficou curioso, aqui tá o que eu achei do livro:  resenha

Sim, eu tive o privilégio de ler antes de que saísse nas livrarias. *---* (pessoa feliz)

E agora, vou mostrar a entrevista que eu fiz com a Gi.

                                                                         - Quem é Gisele Galindo?
Uma mulher que prefere voar a fincar os pés no chão. Mas, infelizmente é necessário tê-los no chão.

- Quando percebeu que escrever era o que queria mesmo?
A paixão era latente e há uns quatro anos explodiu em formato de roteiro para curta metragens, peça de teatro, séries de TV e literária.

- Além de escrever, quais suas outras paixões?
Teatro, cinema, televisão, música e pintura. Sou apaixonada pela arte e cultura em geral.




- Nos fale sobre a Série Destino Íntimo.
A série D.I. (como gosto de chamar carinhosamente) é destinada ao público jovem, mas também nem tanto, pois possui alguns trechos fortes. Por isso, incluo também adultos, principalmente aqueles que apreciam a literatura fantástica. Tem ação, romance, aventura, loucura e paixão. O livro 1 passa-se 100% em terras brasileiras.

- Como foi o processo de escrita do primeiro livro? Quando surgiu a ideia?
Bom, foi meu primeiro livro, calculo que acontece de uma forma diferente para cada autor e também para meus outros futuros livros. Mas, esse foi muito prazeroso. O livro 1 de Destino Íntimo foi surgindo aos poucos e através de muitas pesquisas. Desde os nomes dos personagens aos cenários utilizados. Muitos elementos influenciaram para compor a história e iam surgindo aos poucos. Às vezes passava horas diárias ou noturnas diante da tela do PC escrevendo e me emocionando. Sim, porque depois que a trama está fortalecida, ela invade o escritor (eu no caso), que acaba adentrando a história e vivendo-a junto com o personagem.

- O livro nos leva a todos os cantos do país. Você sempre gostou de geografia ou estudou mais para escrever o livro?
Nunca fui muito fã de geografia, mas sempre amei meu país e decidi que escreveria uma história que se passasse 100% aqui, nesta terra maravilhosa.

- Você trabalhou com um mapa ao lado, não? *risos*
Mais risos desse lado também. Errou feio! Foram vários mapas ao lado.

- E na hora de escolher de onde os personagens seriam, que nomes e aparência teriam... Como foi? Foi difícil escolher? Teve que pesquisar sobre a cultura do estado ou já tinha uma ideia?
Fácil não foi, rs. Dos personagens principais foi mais rápido, claro. Já dos outros, precisei elaborar listinhas com os nomes e detalhes. Trabalho com muitos arquivos... teve personagem que “apanhei” muito de mim mesma para chegar a uma conclusão quanto a nome e localidade. Nossa, tive que pesquisar muito, principalmente quanto ao sotaque mineiro, o escolhido para ser o mais forte e dessa maneira ultrapassar as páginas e atingir em cheio o leitor. Bom, essa foi a intenção, espero tê-la alcançado. Pois, nosso país de tão rico, acaba confundindo os próprios brasileiros nessa questão. Isso é maravilhoso.

- Luna gosta de Restart e Hevo84. Bandas nacionais que enlouquecem muitos adolescentes. Você curte esse som ou quis colocar no livro apenas para tornar Luna mais “real”?
O livro foi escrito há um ano atrás e na época Restart estava muito mais em voga que hoje. Sinceramente não curto tanto assim. Mas, a Luna não sou eu e ela precisava possuir sua própria identidade. Baseei-me na juventude, pesquisei bastante até fechar nessas bandas. Hevo84 nem conhecia, foi através da pesquisa, e acabei gostando deles. Já no livro 2 (adianto, shhh), coloquei uma banda que sou apaixonada. Não resisti.

- Como é escrever sobre... Nada? Digo... *tentando não contar spoiler* Como é descrever o fim de tudo aquilo que conhecemos?
Estranho. Acredito que seja essa a palavra.

- Não te dá um medo danado de acertar na previsão?
Nossa, espero que não. Mas, nunca pensei por esse lado.

- As cenas de ação e *aquelas coisinhas* que fazem do livro ainda mais especial e eletrizante... Como foi criar essa parte? Digo, escolher o que de especial cada personagem teria... Por que teria...
Meu processo de criação é meio maluco, não sei como funciona com outros escritores, pode até ser assim também. Mas, tudo vai surgindo aos poucos. De repente, estou em um lugar e do nada me vem a ideia, pode até já ter passado daquele ponto da história, mas volto e reescrevo. Por isso, faço várias revisões. Amo aventura, ação, sempre com umas pitadas de romance, claro, filmes e livros que só tem homem ou só mulher me irritam.
É complicado escrever esses trechos, pois é preciso pensar nos detalhes e tomar bastante cuidado para não deixar que o efeito seja o contrário e o leitor caia no sono. Já me deparei com muitos livros onde os detalhes acabaram atrapalhando o momento da ação. Em D.I. presto muita atenção nisso. Também uso de uma tática. Depois de escrito, deixo passar um bom tempo e leio de novo depois, para que o vício da leitura não surta tanto efeito.

- Luna ama a Natureza e a Natureza a ama. Você é parecida com sua personagem nesse aspecto?
Um pouco. Claro, que em Luna isso é extremo, visceral. Acredito que seja impossível cada personagem não ter um pouquinho que seja do autor. É como o jornalista, não existe matéria imparcial. A imparcialidade é uma ilusão.

- Outra coisa marcante no livro é a luta pela sanidade... A luta para não se deixar enlouquecer, para ver o que é mesmo real ou é alucinação... É difícil escrever sobre esse assunto?
O difícil mesmo é encaixar tudo, mas escrever não. Depois que flui, tudo surge naturalmente e fica muito gostoso.

- Tem aquele personagem favorito?
Sim.
- E aquele que não gosta muito? Ou mais difícil de escrever?
Hum, acredito que não. O que já aconteceu foi de esquecer algum. São tantos, que de repente numa breve revisão percebi que em certo trecho um personagem não estava presente e todos deveriam estar. Fiquei me perguntando... ué, porque fulano não está aqui? Claro, que arrumei e o inclui.

- Enquanto lia o livro, me deu uma vontade enorme de pegar uma mochila e sair andando pelo país. Era sua intenção? *risos*
Na verdade não. Mas, fico muito feliz que o livro lhe tenha proporcionado essa vontade. Meu intuito era mostrar um pouco do nosso país, pois lia livros nacionais em que a história se passava em outros países, ou até se passava no Brasil, porém com nomes estrangeiros. Ficava revoltada.

- O que te inspira na hora de escrever? Ou você simplesmente senta e escreve?
Às vezes acontece de pintar aquela vontade loucade escrever e aí é só sentar e escrever mesmo. Mas, em geral, coloco músicas, elas me inspiram demais. Tenho várias pastas de músicas escolhidas especialmente para D.I.

- O que o leitor pode esperar de Uma Jornada ao Pulsar de Um Estranho?
Ação, romance e muitos toques psicológicos. Um emaranhado de ideias. E, como você disse antes (eu não havia pensado nisso), pode vir a acontecer de verdade. Afinal, nada é impossível.

- Quando poderemos tê-los em mãos?
O lançamento será no dia 5 de novembro, às 18h, no Salão do Livro de Presidente Prudente. Estão todos convidados.

- Os outros livros da série já estão prontos? Quantos serão? Pode adiantar alguma coisa?
Estou no processo de escrita do livro 2. Está ficancando ótimo, espero que os leitores gostem do 1 e do 2. Bom, de todos, né?!
Serão quatro livros, onde o primeiro se concentra em Luna, os dois seguintes em outros personagens, e o quarto vem para elucidar alguns pontos obscuros da trama. Mas, nenhum perde o foco de Luna Santiago.

- Como leitora, você apoia autores brasileiros? Você lê?
Apóio e leio!!!!!!

- The Burns é sobre vampiros. Você gosta deles? Escreveria sobre o assunto?
Um a parte aqui: amo Chamas de Sangue, estou ansiosa pelo livro 2. Gosto muito de vampiros e já escrevi um conto vampiresco.





Rapidinhas:
- Uma palavra: Amor

- Um sentimento: Amor? RS

- Um *Desejo* Íntimo *piadinha interna*: hehe, que a nova literatura brasileira desponte, bem como o cinema nacional (séries de TV - torcida pelo O Turno da Noite, de André Vianco).

- Superpoder que teria se pudesse escolher ter um: Putz, aí você me pegou... Claro que já pensei sobre isso, mas sempre fico na dúvida. Amava a Vampira, de X-Men, acredito que gostaria de ter o poder dela.
- Estado brasileiro que gostaria de conhecer: Rio Grande do Sul.

- O que diria para as pessoas sabendo que amanhã tudo viraria nada: Até!

- Um livro que marcou: Dom Quixote de La Mancha.

- Um livro que odiou: Vidas Secas.

- Um filme inesquecível: Grease.

- Um sonho realizado: Independência.

- Um sonho apenas sonhado: Minha série de TV (ainda é apenas sonho)

- Uma frase de um livro seu: Na minha cama residem eus.

- Uma frase que você goste muito: O ator é um fingidor.

- Agora, Gi, é livre! Fale o que quiser, chame os leitores para conhecer seu livro, deixe um recado, fique à vontade: Primeiro, obrigada, Marcinha. Amei a entrevista!
Futuros leitores de D.I. aguardo ansiosa pela opinião de vocês. Espero, sinceramente que desfrutem de uma leitura agradável, na medida do possível, rs, que se envolvam e sintam o drama, o romance, a ação, cada curva e declive dessa história, que foi escrita com tanto carinho. Como disse antes, estão todos mais que convidados para o lançamento do livro 1 no dia 5. Por favor, sintam-se à vontade para seguir o blog, o Twitter da série e da personagem principal, Luna, participar da comunidade no Orkut e curtir a fanpage no Facebook. Comentem, opinem, incentivem, enfim, estou embarcando nessa luta da literatura brasileira e conto com vocês e suas críticas construtivas também.
Obrigada aos amigos virtuais que fiz no começo desta jornada e que me ajudaram a não desistir. Amo vocês!


E aqui estão os links da série, pessoal:





Para quem gostou, não deixe de comprar o livro e vamos prestigiar esses maravilhosos autores nacionais!

Gi, antes de mais nada quero te agradecer por ter confiado em mim para mandar seu livro e ter a incrível oportunidade de lê-lo. Gostei muito, como sabe.
E te desejo todo o sucesso do mundo *-*

2 comentários:

  1. Ai, God! D.I. já é um sucesso, como eu falei para a Gi ao terminar de lê-lo (também sou privilegiada, morram de inveja hahaha).
    Como já cansei de dizer para Gi (e ela morre de vergonha hahaha), foi o melhor livro de fantasia nacional que eu li na minha vida! Eu juro, sem nenhum exagero!
    Meu parabéns, Gi, muito sucesso! Além de amiga, sou sua fã! E terminar logo o volume 2 que tô doida para ler!
    hehehehehehe
    Parabéns pela entrevista, Marcinha, ficou show!
    bjokasssssssssss
    Josy Tortaro
    Autora da Saga Os Quatro Elementos
    http://sagaosquatroelementos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ah, Josy, vc sempre me deixando sem graça, neh?!
    rs
    Obrigada por td, amigas!!!!

    Uma das grandes alegrias deste mundo virtual, é conhecer pessoas maravilhosas e super talentosas cm vcs.

    ;)

    bjs***

    ResponderExcluir