quinta-feira, 15 de setembro de 2011

BurnPersonagem - Viktor Burns


Viktor Burns.

Já disse muitas vezes que ele é meu personagem preferido em Chamas de Sangue, mas nem sempre consigo explicar por que.
Talvez por acreditar que sou a única pessoa que consigo entendê-lo de verdade... Talvez por ser a única pessoa a saber o que realmente ele está fazendo todo o tempo... Quem ele é... Ou talvez a única pessoa que encontre graça em tudo que ele faz, como uma mãe coruja.
Essa sou eu em relação a Viktor: uma mãe coruja.
O defendo com unhas, dentes e presas.
Ele é o filho mais novo, o Burns mais novo... E os caçulas não são sempre os mais mimados?
Mimei Viktor o tempo todo. O protegi. Embelezei suas mancadas e tapei os olhos para não ver o quão cruel ele poderia ser quando quisesse e o perdoei muitas e muitas vezes, principalmente quando ele não merecia.
Tenho essa visão romântica por cima do Líder de Burns: acredito que ele faça tudo que faz por amor...
Sim, amor.
Mas não amor à outra pessoa.
Viktor ama PODER.
Ama ser o centro das atenções, ser o mais forte, o inabalável, o favorito. Ama a riqueza, aquilo que é belo e aquilo que pode ser seu. Pois tudo pode ser dele. Ele tem esse poder.
E, acima de tudo, Viktor ama Burns. Faria tudo por seu clã. Ele faz de tudo por seu clã.

Já comentei que a infância dos meninos Burns não foi fácil. E não foi. Marcus pode ter sofrido um pouco mais que Viktor, que foi o menino dos olhos de seu pai, o futuro Líder. O Príncipe.
Enquanto sua mãe... bem, essa tinha uma visão muito diferente do que Viktor era e no que ele se tornaria.
E sabe o que é pior nisso tudo? Viktor sabia.
Desde pequeno, muito pequeno, sabia que estava sendo criado para ser o Maior, o Líder, o Rei. Sabia que teriam muitas pessoas em sua responsabilidade e a sua disposição.
E o que se espera do Melhor? Apenas o melhor.
Sabia que nasceu para ser o Líder de Burns, assim como Marcus sabia que nasceu para ser Líder o também.
Mas por que deu errado? Por que Ben, o pai deles, escolheu a Viktor e não a Marcus?
Por quê?
Só lendo o livro.
Mas Viktor tem que conviver com isso. Com o ódio do irmão, por ter roubado algo que supostamente era dele.
Várias vezes.
As pessoas sempre parecem preferir a Viktor e eu não acho que seja culpa dele.
Ele é o Líder afinal. O mais bonito. O mais poderoso. O mais... não me importo com vocês. Não preciso de vocês.
Porque é por exatamente esse tipo de cara que mulheres como a Debora se apaixonam. Os caras que dizem não precisar de mais ninguém.
Elas sempre acreditam que vão mudar essa visão, que vão provar para eles que não se pode viver sozinho. Que não se precisa viver sozinho.
Bem, Debora tenta.

Adoraria dizer que Viktor é meu personagem mais inteligente, do modo psicopata de ser. Mas ele não é. Ele é até ingênuo em seus “planos mirabolantes em dominar o mundo”, porque ele confia demais em seus poderes. Subestima as outras pessoas.
Se acha o melhor mesmo.
Ele não pensa em preto e branco. Para ele é tudo preto. Todos são maus. Todos querem alguma coisa. Todos querem poder. Todos querem roubar o lugar dele. Todos querem algo dele.
Talvez ele esteja certo.

Ele SEMPRE tem algo escondido, um plano futuro, uma saída, um plano B.
Nada o pega de surpresa. Ele está sempre preparado... Mas ele é tão sensível quando algo não sai como ele queria que saísse, pois ele não está acostumado com isso.
As coisas sempre deram certo pra ele. Todos o respeitam, o babam, digamos assim...
E quando não acontece isso... Seu lado negro e perturbado sai à tona.
Ele literalmente enlouquece.

A relação de Viktor com Verônica, sua Companheira Oficial, não é muito trabalhada no livro. Não é muito explicada. Fica tudo nas entrelinhas.
Por que Verônica suporta estar com ele, quando sabe que ele está com todas as outras?
Eu respondo: porque no fim do dia – ou da noite – ele voltará para ela.
E o que Viktor sente por Verônica?
Não sei dizer. Não mesmo. Acho que talvez ele a ame, já que ama o belo e Verônica é a exemplo vivo do que se é belo, do que nasceu para ser exibido, olhado, admirado e invejado.
Talvez ele a mantenha ao seu lado, por acreditar que alguém como ela, uma linda mulher como ela, não deva estar ao lado de mais ninguém que não seja ele, já que o Líder sempre merece o melhor.
Contei que Verônica é a ex-namorada de Marcus?
Bom, quando ler o livro, você vai ficar sabendo melhor dessa parte.

Uma pessoa que parece estar sempre ao lado de Viktor é Luigi Greco. Luigi. Ah, o Luigi. Personagem que eu não gosto muito, por ser tão... leal, eu acho. Por não ter personalidade própria. Por baixar a cabeça e acatar a cada uma das ordens de Viktor.
E Viktor, o que não precisa de ninguém, precisa de Luigi.
Mesmo que ele jamais admita isso.

Temos Sara Egan também, a sexy Guarda que está sempre ao redor de Viktor.
Viktor sabe que ela não o suporta, que ela não o respeita e não concorda com suas ideias e opiniões, mas sabe também que ela nada pode fazer por isso, que não tem para onde ir.
E ele usa isso.

Viktor usa e abusa dos mais fracos. Mesmo. E eu não sei dizer se ele está errado.
E é esse meu problema com meu lindo menino de olhos verdes claros:
 Eu nunca acho que ele está errado. Por que eu o amo porque sei que é isso que ele precisa que eu faça.

Exatamente como uma mãe que ama demais.

Debora, Marcus e eu acho que Will chega a comentar também, que Viktor tem algo como uma força que puxa as pessoas para ele. Que faz com que todos queiram se ajoelhar e louvar ao mestre.
Talvez seja sua beleza. Sua aura de poder. Sua arrogância. Ou talvez seja simplesmente ele.


Espero que vocês o amem também. Que vocês o entendam. Que vocês suspirem por ele. Se sintam atraídas e atraídos por ele, como ele quer que vocês estejam.
E que vocês o odeiam, apenas para amá-lo no fim.

- Falar de Viktor foi uma das coisas mais difíceis que eu já fiz. Espero que tenham entendido tudo.

E Chamas de Sangue já está pronto para encomenda.
É só mandar um e-mail para serietheburns@gmail.com, dizendo que quer o livro.
Ele sai por R$38,00 com marcador, frete incluso e AUTOGRADO.

*--*

Marcia Bastilho.



3 comentários:

  1. Olá ,Marcia

    Primeiramente ,parabéns ,menina ,como você escreve bem e só tem dezoito anos.
    Segundo os críticos literários,não existe nenhuma prova exata de que Shakespeare tenha escrito algo antes de ter quase trinta anos ou depois dos quarenta e cinco(por isso acho que eu ainda tenho chance rs)
    Entretanto você ,imagina quando estiver com essa idade,se já está incediando a todos com essa intrigante história.
    Adorei o post sobre o Viktor Burns,conforme você disse "E eles cresceram e se mostraram tão diferentes quanto o dia e a noite"
    Suponho,quando vc escreveu ,assemelhou á noite a Marcus ,que na minha intuição de fã ,é mais intenso e sombrio do que o little brother,por isso ainda fico com ele,rs
    Até
    A.Christie

    ResponderExcluir
  2. Apoio a criação de um team Viktor, URGENTEMENTE!
    Vem pra mamãe seu lindo <3.
    Não sei explicar, mas ele e Will são meus personagens preferidos. Não sou muito fã do Marcus, ele fez mts escolhas erradas ao longo do livro.
    Mas enfim, fiquei feliz ao ver essa postagem do Viktor *-*

    ResponderExcluir
  3. Aí, gostei desse vamp
    Tô na fila pra conseguir um desses pra mim, de boa mesmo! kkkkk
    Legal... finalmente peguei um tempo pra vir aqui.
    Agora vou ler os outros personagens, mas esse daí já o meu preferido por enqto!

    ResponderExcluir