sábado, 18 de junho de 2011

Entrevista com Mare Soares, autora de Chantilly


Gente, hoje o Fora de Burns vem mostrar a minha conversa com a fofa autora de Chantilly, a Mare Soares.
Chantilly que foi publicado no fim do ano passado e que estará na Bienal do Rio!
- Quem é Mare Soares?
Essa é a pergunta mais difícil de todas! Eu sou um ser humano em construção, por isso, é complicado delimitar. Acho que eu sou uma pessoa com valores que os segue à risca, que luta pelas coisas que deseja e sei lá o que mais. Uahuaha Eu me esforço para ser a pessoa que eu gostaria de ser! =)





- Quando percebeu que escrever era o que você queria?
Eu quero isso desde sempre. Não me lembro da vida antes de escrever, é algo que sempre me atraiu. Eu só nunca imaginei que pudesse realmente acabar tendo um livro publicado. =)

- Chantilly é descrito em um futuro não tão distante assim. Como surgiu essa ideia?
Veio do nada, na verdade. Eu queria trabalhar com memória, então eu joguei pra frente. Não tenho uma explicação muito lógica. XD

- Escrevê-lo em forma de cartas e cartas foi a ideia inicial, ou foi algo que veio depois?
Só o início é escrito em forma de cartas XD. Não sei explicar o que me motivou a isso.

- O que o leitor pode esperar de Chantilly? Por que deveriam lê-lo?
Acho que podem esperar altas emoções uahuaha e muita curiosidade. Bom, é difícil dizer por que deveriam lê-lo. Tipo, claro, além do fato óbvio de ter sido escrito por mim, né? UHAUAHAH sacanagem! Acho que as pessoas deveriam ler porque é uma trama interessante, lida com memória e eu acredito que todo mundo goste dessa temática. Afinal, é algo presente em nossas vidas. Acho que a narrativa pode agradar muitas pessoas... É o que mais comentam nas resenhas, a minha forma “única” de narrar. XD

- É uma trilogia. Quais os nomes dos livros seguintes e o que podemos esperar do restante da série?
Copenhague e Champagne. Ah, acho que podem esperar muitas reviravoltas, muitos mistérios a serem descobertos e acredito que um ambiente cada vez mais noir e um pouquinho de cyberpunk. =P hoho, surpresas! Além de muita distopia.

- Você publicou de maneira independente. Foi muito difícil? Foi mais fácil do que esperar por uma editora? O que te levou a escolher essa opção?
Difícil, como sempre digo, é divulgar e manter as pessoas interessadas uahuahaa publicar é tranqüilo. Eu escolhi esse caminho por três fatores: meus pais possuem dois livros publicados independentemente, então, eu já sabia como fazer. Eu não tenho a menor paciência para esperar meses a resposta de uma editora, gosto das coisas resolvidas na hora. E, por último, não acho que seja exemplar o trabalho das editoras com novos autores... Dificilmente você saberá que eles existem se não freqüentar a blogosfera. (Ponto pros blogueiros =P)

- Para os autores que têm seus trabalhos finalizados e estão em dúvida entre mandar originais para editoras conhecidas ou publicar independentemente, quais são suas dicas?
Ambas as possibilidades tem prós e contras. Mandar para uma editora significa (em alguns casos) pagar um valor alto, uma espera muito grande, ter que receber alguns “nãos”, trabalhar a divulgação junto com eles... Por outro lado, ter o selo de uma editora tem um peso muito grande. Afinal, o preconceito ainda existe (o que é engraçado, né? Quantos livros você já leu que tinham editoras e era uma bosta?). A editora funciona como um canal que abre portas e diminui o trabalho do autor. Enquanto a publicação independente significa trabalhar loucamente, sem poder parar. Você vai ter que lutar para botar seus livros em livrarias, eventos literários e receberá tantos “nãos” que é desanimador. E, por outro lado, muitas vezes você pagará menos do que para uma editora, receberá 100% do valor do livro e terá uma liberdade maior, pois não tem um contrato assinado.

- E como leitora, você lê autores nacionais? Você apoia?
Eu particularmente gosto bastante de nossa literatura “clássica” como Clarice, Machado, Álvares de Azevedo... Em relação a novos autores eu passei a ter conhecimento depois de publicar o meu livro. Fiz várias trocas, mas ainda não li nem metade XD E eu com certeza divulgarei e falarei para todos aqueles que eu gostar! Como é o caso de Cira e o velho do Walter Tierno, um livro espetacular, recomendadíssimo! Acredito que todos nós, jovens autores, somos pessoas em formação e isso não é diferente com a escrita. Então merece apoio. Mesmo que a qualidade não seja altíssima (cá entre nós, eu não acho que tenhamos uma qualidade maravilhosa, inclusive eu mesma), é o primeiro passo para o caminho da evolução. Porque se você escrever um livro com 17, 18 anos, não é tão bom quanto você pensa. Mas é seu primeiro e isso merece reconhecimento. Numa sociedade onde nessa idade as pessoas estão fazendo merda por aí, temos uma parcela contribuindo para a cultura nacional. Deve-se investir intensamente nessas pessoas.

- Chantilly se passa em uma pequena cidade no interior da França. Como essa escolha na hora de escrever?
Era a minha única certeza hahaha, eu comecei a escrever a história porque um dia resolvi passear pelo Google Earth e achei muito curioso uma cidade se chamar Chantilly!

- Em relação aos personagens, tem aquele que é seu favorito? E aquele que você briga muito na hora de escrever?
Eu amo todos meus personagens, mas estaria mentindo se não dissesse que tenho um preferido. Eu amo a minha Anabelle porque eu me vejo e vejo qualquer um nela. Ela é tão humana, tão imperfeita, tão cheia de falhas e defeitos! Não costumo brigar mais com meus personagens hauahua mas antes eu brigava muito com o Ethan.

- Além de Chantilly, Copenhague e Champagne, tem outros projetos?
Ter, tenho. Mas estou concentrada em fechar essa trilogia antes de pensar em outros livros.

- Na hora de escrever, tem algum ritual ou simplesmente se senta e escreve? O que te inspira a escrever?
Não sei como dizer. Tem vezes que vem e vezes que não vem. Hauahuaha! Quando vem, eu escrevo sem parar e fica uma qualidade bastante legal, mas quando contrário, não adianta eu ficar sentada, não sai NADA! Não sei de onde vem inspiração... Boa parte das vezes vem enquanto tomo banho ou ando de ônibus. (Momentos em que estou longe de papel e caneta, diga-se de passagem 8D)

- Alguma outra série de livros ou filmes, te inspirou na hora de escrever Chantilly e Cia?
Cara, em relação a Chantilly foi tudo no Freestyle. Não posso dizer que tive algo que me inspirou. Algumas pessoas associam a “Ensaio sobre a cegueira” mas eu nunca li o livro ou assisti o filme. Foi na consciência coletiva mesmo uahauha. Mas para os próximos, tiro inspiração do seriado LOST, dos filmes noir com a Rita Hayworth e de livros como Admirável mundo novo e 1984.


- Onde a gente pode achar Chantilly para comprar?
Por enquanto só pelo site: HTTP://livrochantilly.com.br mas, em breve, espero que em livrarias também! =D
- The Burns é sobre vampiros. Você gosta deles? Escreveria sobre eles?
O universo de literatura fantástica com elementos sobrenaturais não me agrada muito. Eu jamais escreveria sobre vampiros, anjos, lobisomens, etc. Mas na hora de ler, eu não me incomodo dependendo do que seja. Eu li Entrevista com Vampiro e não me desagradou nem um pouco. Entretanto, há autores e autores. Se o enredo for bom, se existir uma questão relevante, algo a ser trabalhado e refletido, não é a presença de vampiros, deuses mitológicos, gnomos, o raio que seja que me fará deixar de ler o livro. Aliás, é isso o que eu valorizo: a presença de algo inteligente no livro.


Rapidinhas:
- Uma palavra: Honraria
- Um sentimento: Amor
- Uma música: Construção (Chico Buarque)
- Um livro que te marcou: O mundo de Sofia
- O que está lendo agora? Admirável mundo novo
- Um livro que odiou? Melancia, Um Best seller para chamar de meu...
- Um sonho realizado: Publicar meu livro!
- Um sonho apenas sonhado: Atingir o reconhecimento em todos os pólos da minha vida que tanto almejo.
- Chantilly ou Champagne? Nenhum dos dois uahauha comidas fails!
- Uma frase de um livro seu: “Eu tento largar a vida, mas ela não me larga”.
- Uma frase que goste muito:Que mundo! Poderia ser maravilhoso se não fossem as pessoas.” (Woody Allen)



Agora é livre, fale o que quiser, chame as pessoas para comprarem seu livro, fique à vontade!
Primeiramente eu gostaria de agradecer a você pela oportunidade de divulgar meu livro aqui! :D e bem, espero que todo mundo tenha gostado e não me odiado uahuaha e compre meu livro, ele é legal =P



Gostaram? Então confiram o 
Leia os capítulos disponíveis aqui.


Sinopse de Chantilly



Um diário foi escrito. Catherine Aragon, numa atitude desesperada, escreve suas recordações em busca de socorro. Somente dez anos depois suas palavras foram ouvidas por um renomado cientista. Ethan Stuart, um homem com pouco carisma, toma as rédeas da situação para tentar ajudá-la.
Ele contará com a ajuda de personagens suspeitos: o exótico Leon Saiter, um alcoólatra sem muita perspectiva que arriscará a própria vida para obter êxito na resolução do caso e a interessante Anabelle, que vive um dilema dentro de si onde questionará suas verdades e seus valores.
A tríade investigadora conclui a soma dos catetos, tornando Chantilly um dos desafios mais intrigantes do seu viver.
Mergulhe nesta aventura, em um ambiente noir, repleta de mistérios a serem desvendados numa cidade onde as pessoas perderam as lembranças.

Essa não será a última vez que você vai ouvir falar de Chantilly aqui no blog, não. Fiquem atentos nas próximas semanas, vem surpresa MARAVILHOSA para vocês.

- Quero agradecer a Mare, adorei suas respostas! Foi muito divertido! SUCESSCO!!

- Se você gostou, comente. Isso é importante e me faz sorrir.


9 comentários:

  1. Adorei ler a entrevista! Eu já comprei o meu exemplar de Chantilly, só falta esperar chegar pelo correio. E aí eu poderei ler e ver se é bom como eu acho que deve ser :)

    E é bom saber sobre os modos de publicação de livros. Em breve eu pretendo publicar o meu próprio livro, e fico em dúvida sobre procurar editoras ou fazer uma publicação independente.
    E é exatamente os prós e contras que a Mare disse... e o mercado literário para autores iniciantes também é muito fechado, o que torna a publicação mais difícil.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. oie Lii, tudo bem? que bom que gostou da entrevista!

    poisé.. é muito difícil escolher como publicar seu livro, mas eu espero que tu consiga decidir e faça sucesso!

    beijoos!

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei a entrevista... O livro parece ser bem bacana... Sucesso para a autora! Fico feliz quando vejo colegas realizando seus sonhos. XD
    Sucesso pra vc e seu livro tbm!
    Bjos e fique com Deus!
    Lilo
    Redenção

    ResponderExcluir
  4. Ah, eu já havia lido a sinopse e o primeiro cap. quem tem disponível no site do livro, e fiquei muito interessada pela estória, espero poder comprar em breve. E além do mais, uau, não é qualquer um que faz uma publicação por conta própria. Quero desejar toda a sorte e sucesso para a Mare.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a entrevista!
    Acho legal a Mare ter mostrado o seu "eu" durante a entrevista, e não ficar sendo muito polida, se escondendo atrás de uma máscara de "sou escritora e sou foda", haha.
    Bem, esse é o jeito Mare de ser! Sempre espontânea :)

    Já li Chantilly e espero ansiosamente pelos próximos :3
    Leio textos e contos da Mare desde que eu a conheci, há uns 6 ou 7 anos.. E ela sempre se destacou pela sua escrita cativante.

    Boa sorte Mare! Te vejo na Bienal o/

    ResponderExcluir
  6. Adorei, quero ler Chantilly. O nome me deu fome e me lembrou Baunilha.
    Sucessos...

    ResponderExcluir
  7. HAHAHA QU BOM QUE VOCÊS GORARAM. A MARE É UMA FOFA MESMO E FUI SUUPER VERDADEIRA \Õ

    A GENTE ADORA ISSO \Õ

    ResponderExcluir
  8. foi tudo em caps. eu nem tava gritando hahahahhaa

    ResponderExcluir