domingo, 15 de dezembro de 2013

Quero Publicado - Uma Canção de Amor - Juliana Ferreira

Uma Canção de Amor de Juliana Ferreira

Este é o quarto livro da Ju (olha a intimidade!) que leio e devo dizer que, literalmente, vi seu crescimento na escrita ascender diante de meus olhos. O que ela fez em UCA é totalmente diferente do que já lemos em Minhas Lembranças, O Amor dá uma Segunda Chance e Eu, NY e Você, mas ainda conseguimos identificá-lo como sendo um livro da Juliana. Tão nova, mas com um estilo de escrita já definido!
Todo seu humor, sua fé, paixão por músicas e reality shows estão presentes, mas de uma maneira muito mais real e consistente do que nos outros livros. Com certeza, a escrita de Juliana melhorou um bastante. Dava para ler nas palavras escritas o quão confiante e madura a autora se sentia ao escrever ao livro e, principalmente, o quanto ela estava se divertindo. Adoro sentir isso ao ler um livro, conseguir detectar nas frases lidas o sorriso do autor enquanto fazia seu trabalho...
Mas vamos falar de Uma Canção de Amor... O que posso dizer? Livro cheio de reviravoltas que parecem terem sido escritas apenas para torturar ao leitor e prendê-lo ainda mais na leitura. São como vários livros em um só: a adolescente que se acha madura, mas que não sabe muito sobre a vida ainda, aquela fase de não saber o que fazer depois da formatura do ensino médio, o medo de seus melhores ao enfrentarem todos o futuro e a vida adulta, os romances e todas aquelas descobertas adolescentes.
Então o livro muda completamente e estamos lendo sobre vizinhos malucos – digo isso como elogio –, vizinhos que são tão diferentes um do outro que nem parecem irmãos, mas que cada um tem seu próprio valor – meu preferido é o Richard, desculpem.
Conhecemos um mocinho com aquele ar de mistério que nos cativa e nos faz querer conhecer seus segredos...
E quando estamos todos felizes, gritando de alegria por Geovana e sua turma, buuum! O livro muda novamente e nos dá uma rasteira filha-da-mãe!
Juliana foi muito má nesse livro, no sentido de torturar ao leitor. Ela não nos dá tempo de respirar e traz uma novidade nova a cada página, fazendo com que a gente simplesmente não consiga largar o livro por medo de perder alguma coisa. Li-o em uma madrugada!
Os personagens são cativantes e cada um tem uma personalidade tão palpável que me peguei acreditando, muitas vezes, diga-se de passagem, se eles não eram de verdade. Sabe, pessoas reais. Tem a melhor amiga meio estourada, mas muito amável com suas roupas coloridas. Temos os dois melhores amigos indo para a faculdade e aproveitando os últimos dias de “adolescentes”. Temos os pais de Geovana, muito verdadeiros... E temos os vizinhos, claro. Richard – meu adorado personagem preferido! – que é todo engraçadinho e cheio das piadas, mas que tem um coração grande. Temos Daniel, o apaixonante Daniel, com sua voz maravilhosa, com seu estilo incrível e com sua paixão por fotografia... Os personagens são profundos e estão longe de qualquer estereótipo, o que eu acho bem difícil de fazer se tratando de um romance com pegada YA, mas que Ju conseguiu!
Cheio de música, piadas, de amor, de fé e superação, Uma Canção de Amor é o melhor livro de Juliana até agora... Que bom que é uma série! Estou louca para rever esses personagens – meus amigos s2 – de novo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário