domingo, 30 de janeiro de 2011

[FORA DE BURNS] Entrevista com Denis Lira

Hoje o entrevistado é Denis Lira, autor da Série Apocalíptica que terá seu primeiro livro - O Livro Ancião - pulicado pela Editora Arielli.

- Nos fale: Quem é Denis?
Denis Lira – Bom, o Denis é um garoto normal – aham, senta lá Claudia! – que adora música, videogame, livros, Internet, comida – amo lasanha ou qualquer tipo de massa – e CINEMA, principalmente cinema! O Denis tem 17 anos, fixação por Harry Potter e um BANDO  - é o nome que nós escolhemos para o nosso grupo – de amigos loucos que tem tudo de diferente um com o outro, mas que se completam. O Denis é um garoto que ama a família e não vive sem os amigos. Acho que esse é um bom resumo do Denis – ah, e é o normal eu falar de mim mesmo na 3ª pessoa, rsrsrsrsrsrs...


 – Quando você percebeu que queria escrever?
Denis Lira – Foi em uma bela tarde de outubro, chovia e... Brincadeira! Percebi que queria escrever lá com meus 13/14 anos. Mas antes disso, eu já enlouquecia com uma amiga de infância – que eu conheci quando estava na 5ª série, mas enfim... – escrevendo fã-fics de Harry Potter e vendo no que ia dar, ela tem nossos manuscritos até hoje, acho...


– No que você se inspira?
Denis Lira – A maioria dos meus personagens tem algo de algum amigo ou familiar meu, um gesto, uma mania, alguma coisa, também uso bastante sonhos que tenho ou que meus amigos me contam... E eu escrevo bastante ouvindo músicas! Amo tantas bandas que se for dizer o nome de todas aqui vamos ficar até semana que vem!!! 8D, mas, vou dar uma parcelinha do que eu gosto para vocês: The Killers, AC/DC, Guns n’ Roses, Kansas, Evanescence, Paramore, The Used, MUSE, 30 Seconds to Mars (30 STM), Roobstank, Goo Goo Dolls, Remy Zero, The Fray, Panic at the Disco, Fall Out Boy (F.O.B), Avril Lavigne... e tem muitos outros ainda! Também me inspiro – e muito – ouvindo TRILHAS SONORAS INSTRUMENTAIS DE FILMES, eu adoro as do John Williams (Harry Potter 1, 2 e 3, Indiana Jones, Tubarão, E.T.), Hans Zimmer (Piratas do Caribe, Anos e Demônios, Gladiador, A Origem), Clint Mensel (Réquiem por um Sonho, Cisne Negro), Alexandre Desplat (Harry Potter 7,  The King’s Speech, A Rainha), Nicolas Hooper (Harry Potter 5 e 6), e vários outros...
Me alonguei um pouco não?


– Você lê muito? Qual seu gênero favorito?
Denis Lira– É o que eu mais faço, minha mãe fala que daqui uns dias vou sair lendo as bulas de remédio... *risos*! Eu gosto muito de terror, apesar de minha serie favorita ser Harry Potter, eu também adoro um suspense... Stephen King, Sidney Sheldon... Muito bons!!! Mas sou do tipo que curte fantasia também... Gosto praticamente de todos os tipos de livros... :)


– Quando surgiu a ideia de escrever Apocalíptica?
Denis Lira – Foi na casa de uma amiga minha, aos 13 ou 14 anos de idade, quando eu ainda não fazia nada da vida e ia para a casa alheia durante à tarde!!! Ela me mostrou uma música chamada ‘Better Sweet’ – Apocalyptica, H.I.M, The Rasmus -  e daí tudo foi aparecendo, mais ou menos uma semana depois eu já sabia a história da série inteira e tinha vários personagens com nomes e tudo... Foi bem estranho se vocês querem saber!

– Como é escrever sobre... o fim do mundo? Você acredita nas histórias de 2012? *risos*
Denis Lira – Definitivamente eu não acredito que o mundo vá acabar como é mostrado no filme e blábláblá... Não, acredito que vá acontecer uma grande mudança nesse ano, algo que mudará os rumos da história do mundo, apenas isso! *rindo muito alto aqui, acho que é porque acabei de tomar o antialérgico e já to ficando doidão*
Quanto a escrever sobre o fim do mundo, é muito legal, porque você tem uma área muito ampla para trabalhar, e pode fugir dos clichês, porque meu Apocalipse é completamente diferente de qualquer outro já visto, por vezes até não vai fazer sentido, por isso todo mundo vai ter que ler a série inteira para saber tudo!!!! *suspense no ar e o Denis com a lanterna na frente do rosto gargalhando como maníaco*

– E Vampiros? Você gosta deles? Escreveria sobre eles?
Denis Lira – Eu gosto de VAMPIROS, que isso fique bem claro, mas eu gosto de Vampiros de verdade! Gosto muito dos da Anne Rice, acho a mulher um gênio!!! Adoro os seus também Memp, eles me agradam porque são bastante selvagens e tudo o mais, isso é um VAMPIRO!!!! ( o restante da resposta está em cor diferente pois a resposta do autor vai causar muita controvérsia e discussão )
Não tenho nada contra quem gosta, mas eu não consigo mais ouvir falar de Crepúsculo, Edward, Bella, Jacob (¬¬’), e afins... Eu já li os livros, assisti aos filmes e tudo mais, mas não tem jeito, acho que um filme não precisa do seu livro para se sustentar quando a história é boa, e para mim rechear um filme de caras bonitinhos sem camisa para preencher tempo de longa metragem só rebaixa a história e deixa-a apelativa demais! Agora, provavelmente vou ser xingado e perder a simpatia de muita gente, mas acho que daqui a cinco anos ninguém vai mais lembrar que Crepúsculo um dia existiu... e pelo amor de Deus, VAMPIROS NÃO BRILHAM!!! o-0

– Vai ler Chamas de Sangue?
Denis Lira – Sem dúvida, estou curioso pelo pouco que tenho conseguido ler nesses últimos tempos – correria lá no Banco sabe – e acho que você tem tudo para ser uma Best-seller nacional com Chamas de Sangue!!

– Nos fale de Apocalíptica. O que tem no seu livro que não tem em nenhum lugar?
Denis Lira– Uma coisa diferente, que vai deixar muita gente chocada, curiosa e talvez até revoltada... Alguém já se perguntou se os Anjos são eternos? Segundo a Bíblia sim, mas meus Anjos são diferentes, eles odeiam a humanidade por um motivo, e tem a ver com a criação tanto deles quanto a nossa... Eu preferi tirar o estereotipo de Anjo=bonzinho/Demônio=malvado, não, eu preferi dar uma origem a cada espécie, Humanos, Anjos e Demônios... Acho que muita gente vai se confundir no caminho para descobrir quem é o que e entender a história e os motivos de cada raça, as raças tem nomes também... Acho que essa é a diferença entre meu Apocaliptica e qualquer outro livro!

– Tem um personagem favorito? Aquele que, mesmo sendo o autor, torce por ele?
Denis Lira – Nossa, são muitos... Eu adoro três em especial: Abe, meu enigma. Cameron, minha criação “perfeita”. Catherine, vilã, mas muito boa de se escrever já que ela não é lá muito normal...
Todos têm um pouco de mim, não só elas, mas como outros personagens também, mas essas três são especiais!

– E o que menos gosta? Não vale o vilão... *risos*
Denis Lira – Não sei, no 1° livro, acho que do Mark Stevens – pai de Claire Stevens -, acho ele meio... tosco demais! No segundo livro eu já não sou muito fã do Abingdon (SPOILER, SPOILER)

– É isso mesmo que você quer fazer, ser escritor? Ou tem outra profissão que te atrai?
Denis Lira– Quero fazer faculdade de Turismo, Medicina e exercê-las, mas como Apocaliptica esta crescendo de uma maneira que nunca pensei que cresceria, é possível que me dedique apenas à escrita por algum tempo...

– Como foi o processo de: começar a escrever, escrever, finalizar e encontrar uma editora?
Denis Lira– Foi muito rápido! Em uma semana eu já tinha a história, e então em mais ou menos 5 meses a primeira versão do livro estava pronta... A finalização levou mais algum tempo, já estava com 15 anos e pouco quando terminei de revisá-lo e fazer a versão final... Encontrar a Editora foi o que mais demorou, fiquei mais ou menos um ano postando um capítulo ou dois em sites, comunidades do Orkut e afins, então surgiu Nessie uns 6 meses depois de nos conhecermos e disse que estava com a Editora Arielli de portas abertas para meu livro, conversamos, eu aceitei a proposta e agora logo,logo as pessoas vão descobrir minha versão do fim do mundo... *risos loucos*

– Tem projetos novos? O que esta escrevendo agora?
Denis Lira– Estou com umas quatro histórias diferentes. Uma outra série talvez; Um roteiro para TV; Um conto; e um livro solto... Fora às doideiras que escrevo com meus amigos...



O autor me mandou imagens belissímas dos personagens. Conheçam:
ABE

ABE

CATHERINE

LOGAN

VERÔNICA

ABE

JENSEN

– Deixe um recadinho dizendo por que devem ler Apocalíptica:
Denis Lira – Porque se você adora uma história onde tenha romance proibido, aventura, suspense e guerra – tem que gostar de sangue também – você vai se apaixonar, e acho que o Teddy ser um mocinho completamente fora do comum, que não tá afim de salvar o mundo e que não se deixa levar pela cabeça de ninguém – sinônimo para dizer que ele é uma mula empacada – fazem com que o livro seja diferente e mereça ao menos a atenção das pessoas.

– Um recado para os jovens autores que, assim como você, tem um sonho e que pode sim ser realizado.
Denis Lira– Corram atrás dos seus sonhos, divulguem na Internet façam o diabo a quatro e procurem uma editora... Se você acredita, corre atrás,  você acha que tem potencial, divulga, pois só assim você saberá se é bom de verdade.
Você tem que se por a prova...

– Agora um recadinho para os fãs de Burns...
Denis Lira - EM 15/06...

O FIM COMEÇA... VOCÊS ESTÃO PRONTOS?


Comunidade de Apocalíptica no Orkut


Obrigada Denis, desejo a você todo o sucesso do mundo, mesmo que você queira acabar com ele em seus livros ... hahaha

*---*

E ai, gente? Quem vai ler O Livro Ancião?

Um comentário:

  1. AHHHHHHHHHH, Marcinhaaa, focu muito boa...


    Brigadão...

    Bjo, Denis...

    ResponderExcluir